quinta-feira, 23 de junho de 2011

Hoarding Compulsivo (Acumulação Extrema)


Hoarding é o nome que se dá para o hábito de acumular coisas, até mesmo desnecessárias, inúteis ou insanitárias. Ainda não se sabe muito sobre o assunto, se hoarding faz parte das doenças obssessivo compulsivas ou se é uma doença à parte.

Algumas pessoas acumulam papéis, propagandas, cartas, caixas e caixas de papel de que nunca vão usar e que com freqüência eles nem sabem do que se trata. Outros acumulam roupas, sapatos e bolsas até que são expelidos da própria casa por falta de espaço para andar.



Um dos casos mais severos de acumulação extrema ou hoarding veio à luz em março de 1947, quando a polícia de Nova York foi chamada para investigar a descoberta de um cadáver em um edifício de três andares no Harlem. O lugar pertencia a dois irmãos idosos, Langley e Homer Collyer. Quando os agentes entraram no imóvel, ficaram estarrecidos com o que viram.

Montanhas de lixo chegavam até o teto, incluindo 14 pianos, um automóvel Ford modelo T e os restos de um feto de duas cabeças. Dentro de um sistema de sistema de túneis que usavam para andar entre os dejetos, jaziam os corpos sem vida dos idosos: um foi esmagado pelo lixo, e o outro morreu de inanição.

A história dos irmãos Collyer é um dos casos mais extremos de hoarding já registrados nos Estados Unidos, mas é um fenômeno mais comum do que se imagina.

O canal de tv por Assinatura Discovery Home & Health exibe uma série sobre o assunto: Acumuladores.

Em ACUMULADORES, o Discovery Home & Health visita as casas de pessoas que sofrem de casos severos de hoarding para abordar os aspectos psicológicos deste comportamento compulsivo.

Cada episódio focaliza dois casos distintos e os impactos negativos sobre a vida pessoal e familiar. Com a ajuda de terapeutas e organizadores profissionais, os acumuladores tentam encontrar a causa de sua obsessão na esperança de retomar o controle de sua vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário